Dr. Gutemberg assume a presidência da Fenam

Os ex-presidentes Dr. Cid Carvalhaes, Dr. Geraldo Ferreira e Dr. Otto Baptista prestigiaram a transferência de cargo do Dr. Jorge Darze ao novo presidente


Os quatro últimos presidentes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) se reuniram, na noite desta quinta-feira (04) na cerimônia de transmissão de cargo do Dr. Jorge Sale Darze para o atual presidente da Federação, Dr. Gutemberg Fialho, cujo mandato se estenderá até 2023, ano do cinquentenário da Fenam.

Darze destacou que o principal objetivo de seus dois anos à frente da Federação (nos dois anos anteriores, Otto Baptista presidiu) foi alcançar a unificação das entidades médicas nacionais. “Superadas as dificuldades, falamos a mesma língua, que é a língua da defesa dos médicos”, afirmou.

Dr. Gutemberg afirmou que as ações já desenvolvidas pelo Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) na esfera federal e que reverberam para o resto do país ganham maior legitimidade agora que ele assume a presidência da Fenam e Carlos Fernando, que é vice-presidente do SindMédico-DF, ocupa a Secretaria Geral da Federação.

O julgamento da questão da separação de vínculos de emprego para a aplicação do teto constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que originou a Súmula Vinculante no 33, em 2014, foi um dos exemplos citados pelo novo presidente.

Para o momento, listou Dr. Gutemberg, as prioridades da atual gestão da Fenam são: o sistema de revalidação de diplomas de Medicina emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras; a abertura indiscriminada de cursos de Medicina; a questão da tele consulta, que figura entre os temas abrangidos nas discussões da telemedicina; e a pejotização, situação que coloca em cheque as relações de trabalho do profissional que atua na medicina suplementar.

Posse da diretoria

Logo após a transmissão de cargo, foram apresentados os integrantes da nova diretoria que compareceram ao evento: o vice-presidente, Dr. Otto Fernando Moreira Baptista; o secretário-geral, Dr. Carlos Fernando da Silva; o diretor de Finanças, Geraldo Ferreira Filho; o diretor de Relações Institucionais e Sindicais, Dr. Jorge Sale Darze; o diretor de Relações Trabalhistas, Robson Paixão de Azevedo; a diretora adjunta Franscine Leão Rodrigues Acar Pereira; e o conselheiro fiscal Francisco da Silva Leal Júnior.

Autoridades presentes

Além do antigo e do novo presidentes da Fenam, compuseram a mesa de honra, o vice-presidente do SindMédico-DF, Carlos Fernando da Silva; a Conselheira Dra. Rosylane Rocha, representante do Conselho Federal de Medicina (CFM); o presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Dr. Farid Buitrago; o presidente da Associação Médica de Brasília (AMBr), Dr. Ognev Cosac; o coordenador do Instituto Brasil de Medicina e vice-presidente da Associação Médica Brasileira na Região Centro-Oeste, Dr. José Luiz Dantas Mestrinho; e o presidente da Academia de Medicina de Brasília (AMeB), Dr. Marcus Vinícius Ramos.

Também foi registrada a presença do presidente do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Marco Antônio dos Santos; do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia. Dr. Flávio Hijima; do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. José Carlos de Almeida; do diretor geral da unidade do Hospital Sírio Libanês em Brasília, Dr. Gustavo Fernandes; do diretor proprietário do Hospital Santa Marta, Dr. Sebastião Maluf; do ex-presidente da Fenam, Dr. Cid Carvalhaes; do superintendente da Região de Saúde Central do DF, Dr. Luciano Gomes de Almeida; e do grão-mestre do Grande Oriente do DF, Dr. Reginaldo Albuquerque.

A deputada federal Celina Leão (Progressistas-DF) compareceu à recepção e o deputado federal Luis Miranda mandou representante.

As fotos do evento estão disponíveis para download na galeriado SindMédico do Flickr: https://bit.ly/2Xru1L0 (Crédito: José Roberto Belmont/SindMédico-DF)

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

 

Composição da diretoria da Federação Nacional dos Médicos para o período 2019/2023:

Presidente: MARCOS GUTEMBERG FIALHO DA COSTA

Vice-Presidente: OTTO FERNANDO MOREIRA BAPTISTA

Secretário-Geral: CARLOS FERNANDO DA SILVA

Diretor de Finanças: GERALDO FERREIRA FILHO

Diretora de Assuntos Jurídicos: LÚCIA MARIA DE SOUSA AGUIAR DOS SANTOS

Diretor de Comunicação: MARLONEI SILVEIRA DOS SANTOS

Diretor de Relações Institucionais e Sindicais: JORGE SALE DARZE

Diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente: ADHEMAR DE FIGUEIREDO NETO

Diretor de Relações Trabalhistas: ROBSON PAIXÃO DE AZEVEDO

Diretor de Benefício e Previdência: VALDIR SHIGUEIRO SIROMA

Diretor de Saúde Suplementar: MÁRCIO COSTA BICHARA

Diretor de Direitos Humano: JOSÉ MARIA ARRUDA PONTES

Segundo Secretário Geral: MANOEL MARQUES DE MELO

Segundo Diretor de Finanças: ANTÔNIO GERALDO DA SILVA 

Diretora Adjunta:  FRANSCINE LEÃO RODRIGUES ACAR PEREIRA

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal T1: FRANCISCO DA SILVA LEAL JUNIOR

Conselho Fiscal T2: DALZO LACERDA FILHO

Conselho Fiscal T3: JOSÉ ANTÔNIO ALEXANDRE ROMANO

Suplentes:

Conselho Fiscal S1: ALBERTO TOSHIO OBA

Conselho Fiscal S2: JOSÉ ROBERTO CRESPO DE SOUZA

Conselho Fiscal S3: MAURO MUNIZ PERALTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *