2026 começa com fiscalização, alerta e defesa permanente da categoria

Funcionamento no Carnaval

Durante o período de Carnaval, não haverá expediente na segunda e terça-feira. Na Quarta-feira de Cinzas, o atendimento ocorrerá das 14h às 18h30. O sindicato orienta que todos aproveitem o feriado com responsabilidade e segurança.

Plantão SindMédico retoma visitas técnicas

O presidente do sindicato, Dr. Gutemberg, esteve no Hospital Cidade do Sol e na UPA de Ceilândia para apurar denúncias relacionadas à falta de profissionais e falhas estruturais.

No Hospital Cidade do Sol, a insuficiência de médicos compromete o preenchimento das escalas e sobrecarrega as equipes. Já na UPA de Ceilândia, o aparelho de raio-x permanece inoperante, impedindo a realização de exames essenciais e aumentando o risco assistencial.

Crise no SAMU preocupa

Em reunião realizada no dia 10 de fevereiro, o presidente do sindicato discutiu com a direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal a grave crise estrutural do serviço.

A falta de profissionais, equipes de regulação reduzidas e 10 das 30 ambulâncias paradas resultam em um dado alarmante: cerca de 50% dos pedidos de socorro não recebem atendimento presencial. O sindicato acompanha o caso e cobra providências.

Alerta de golpe

O SindMédico-DF alerta para tentativas de golpe envolvendo o nome da entidade. Criminosos têm se passado por representantes do sindicato para tratar de temas como Gratificação de Função e Adicional por Tempo de Serviço. A orientação é que médicos confirmem qualquer contato diretamente com os canais oficiais da entidade.

Palavra do presidente: atenção ao INAS

Em artigo recente, Dr. Gutemberg analisou os sinais de fragilidade na gestão do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal, responsável pelo plano GDF Saúde.

O texto aborda o descredenciamento de 226 clínicas e laboratórios, o reajuste das mensalidades e a criação de novas faixas etárias, medidas que, segundo ele, geram insegurança e reduzem a rede de atendimento dos servidores.

IRPF 2026: agendamento aberto

O atendimento do Balcão da Contabilidade para a declaração do IRPF 2026 começa no dia 23 de março e segue até 22 de maio. Neste ano, dois contadores estarão à disposição para agilizar o atendimento aos médicos sindicalizados. O agendamento já está aberto, e a orientação é iniciar a organização dos documentos com antecedência.