Correspondências a todos os candidatos à presidência da República foram encaminhadas pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM), em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Médica Brasileira (FMB). Nessa carta as entidades médicas apresentam a Proposta de Agenda dos Médicos para a Saúde do Brasil.
Na Agenda dos Médicos para a Saúde do Brasil, as entidades médicas nacionais destacam os compromissos dos médicos com a saúde brasileira nos âmbitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e das redes suplementar e privada e apresentam propostas para melhorar a assistência e o bem-estar dos brasileiros.
As propostas são divididas em oito eixos e entre os tópicos elencados figuram a necessidade de fortalecimento do financiamento do SUS, fim do desequilíbrio na relação com as operadoras de planos de saúde, criação da carreira médica de Estado para a interiorização da medicina e do trabalho médico no Brasil.
Eixos da Proposta de Agenda dos Médicos para a Saúde do Brasil:
Eixo 1 – Ddefesa do direito à saúde;
Eixo 2 – Respeito ao ato médico;
Eixo 3 – Fortalecimento do financiamento, gestão e controle do SUS
Eixo 4 – Interiorização da medicina e do trabalho médico;
Eixo 5 – Infraestrutura e condições de trabalho e atendimento;
Eixo 6 – Ensino e residência médica de qualidade;
Eixo 7 – Fim do desequilíbrio na relação com as operadoras de planos de saúde.
Confira a íntegra das propostas.