Artigo: Colapso de hoje evidencia o caos habitual na saúde

Artigo semanal do Dr. Gutemberg Fialho

Em novo artigo para o jornal Brasília Capital, o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, afirma que, desde o início da pandemia da covid-19, apesar de se falar em “colapso dos sistemas de saúde”, o fato é que o SUS está colapsado há tempos: inclusive, falta ao sistema também transparência. “Hoje só são mais evidentes a falta de leitos de UTI e de respiradores, em virtude da covid-19, mas diariamente os profissionais de saúde e os pacientes lidam e sofrem com a falta de vagas, de leitos, de medicamentos, de equipamentos e materiais básicos”, diz o médico ao longo do texto.

Gutemberg Fialho conta ainda, durante o artigo, que máscaras N95, que deveriam ser descartadas após a utilização, são reaproveitadas por 15 dias ou até um mês. “A própria intubação, a colocação da cânula que liga o paciente grave ao respirador, nos foi informado, chega a ser feita sem anestésico, por falta de estoques”, completa o presidente do SindMédico-DF.

Falta transparência

“Sofrem os pacientes, os médicos e os demais profissionais da saúde. E aí, novamente se esbarra na questão da falta de transparência, que também prejudica gestores que agem de boa fé. São eles que vão ser cobrados pelos órgãos de controle por aquisição de insumos com preços superfaturados”, diz ainda o artigo.

Leia o artigo na íntegra. E acompanhe semanalmente a divulgação de novas análises do presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

colapso-no-sus-no-de-hoje-e-precisa-sim-de-aes