Jovens também podem evoluir para casos graves de covid-19

jovens complicações coronavírus

É muito importante entender que, não apenas idosos podem evoluir para um quadro grave de covid-19. Essa idéia, muitas vezes pode acabar dando um salvo conduto para que os jovens não temam tanto ou até nem se preocupem em se proteger contra a contaminação pelo novo coronavírus.

É fato que a maioria dos casos apresentam a doença apenas de forma leve ou até mesmo sem apresentar nenhum sintoma. E o maior risco ainda está entre pessoas acima de 60 ou 70 anos. Os casos mais graves, na maioria das vezes,  ocorrem em pessoas idosas ou que apresentam doenças associadas, que são as famosas comorbidades, como hipertensão, diabetes ou cardiopatias, entre outras.

Mas, os jovens também podem sim adoecer e acabar tendo a forma grave da doença. Muitos casos de jovens contaminados, evoluíram para uma necessidade de UTI, ou até mesmo para o óbito. Diversas teorias tentam explicar por que covid-19 também mata jovens saudáveis. Mas a verdade é que a reação do vírus no corpo humano, varia muito de caso para caso. E como a covid é uma doença nova, muitos fatores ainda podem ser descobertos em torno dessas complicações.

Uma vez que cerca de 80% dos infectados apresentam apenas sintomas leves ou semelhantes aos da gripe, por outro lado, a pequena porcentagem que evolui para quadros mais graves, acaba em pneumonia grave, muitas vezes com necessidade de internação em UTI e entubação. Infelizmente, todos os dias, temos notificações de casos graves de covid-19 em pessoas jovens, aparentemente saudáveis ou até mesmo em crianças.

Em entrevista a TV SindMédico, o infectologista André Bon Fernandes da Costa, diz que mesmo com poucos casos, ainda é muito importante que os jovens mantenham-se rigorosos nas medidas de proteção contra o coronavírus. “Quanto mais jovens se expuserem e se infectar, maior será o número de jovens com casos graves. Ser jovem não significa que a pessoa não vá se infectar e nem que não vá evoluir para quadros graves”, explicou o médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

covid-19-tambm-pode-causar-complicaes-graves-em-jovens