Check up 2021: SindMédico-DF realizou ações de utilidade pública

O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) realizou três campanhas de conscientização pública pela vacinação contra a covid-19, sobre saúde da mulher e saúde do homem. As campanhas foram além de falar de câncer de mama, para mulheres, e câncer de próstata, para os homens.

Em agosto, com ênfase nas mídias sociais, o SindMédico-DF promoveu a campanha Não Vacila, Vacina. O objetivo era reforçar o alerta à população, em especial o público mais jovem, para a necessidade de se vacinar contra a covid-19. A peça principal da campanha está disponível no YouTube.

Campanha pela saúde da mulher

Antes, em outubro, o SindMédico-DF realizou a campanha Outubro Rosa Choque, que se propôs a chamar a atenção para a necessidade de reestruturar a rede de atenção à saúde da mulher no DF. “Não basta fazer campanha para realização de mamografias em outubro para mulheres para quem já é indicado tratamento para câncer de mama. A mamografia é um exame de rotina e tem de ser feita a cada dois anos a partir dos 40 anos”, afirma o Dr. Gutemberg.

O sindicato realizou evento público, no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), no dia 16 de outubro, no qual mais de 400 mulheres se reuniram para ouvir informações sobre a saúde da mulher e para dar seus testemunhos sobre as situações que enfrentam. Confira o vídeo sobre o evento.

Campanha pela saúde do homem

Apoiada pelo sindicato, a campanha Novembro Azul é realizada por diversas entidades no mês de novembro e dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas.

“Cuidar da saúde vale para todos. E também vale pra você, que é homem. Além da prática de atividades físicas e de uma alimentação bem equilibrada, não exagere no álcool e no fumo. Consulte sempre seu médico e faça todos os exames necessários. Não deixe que o preconceito custe a sua saúde. E previna-se”, foi a mensagem do SindMédico aos seus associados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil. Mas, se tratado no estágio inicial, as chances de cura chegam até 90% de recuperação.

Aspecto bastante enfatizado na campanha do SindMédico foi o cuidado com a saúde mental do homem, que até os 40 anos provoca mais mortes do que o câncer de próstata e que é fator determinante de outras doenças depois dos 50 anos. O presidente do SindMédico-DF, Dr. Gutemberg Fialho, realizou uma live com a psiquiatra Renata Rainha sobre esse assunto. Confira a entrevista no canal do YouTube do SindMédico-DF.