Você já deve ter recebido em sua casa o Boleto da Contribuição Sindical (anual e facultativa) junto a uma carta do Sindicato dos Médicos do DF. É importante lembrá-lo que o pagamento não é obrigatório. Mas, a Contribuição Sindical, como o próprio nome diz, existe para fortalecer nossa base: sem recursos, infelizmente, a estrutura sindical (sindicatos, federação e confederação) ficam enfraquecidos.
Importante lembrá-lo também que os bancos, quando reconhecem um boleto com o seu CPF, colocam o pagamento no modo automático se autorizado: é o chamado DDA, uma modalidade de pagamento de contas.
Por isso, caso você não reconheça o valor, o Sindicato dos Médicos quer lembrá-lo que se trata da Contribuição Sindical.
Fique à vontade para realizar o pagamento ou não. No entanto, salientamos: a força sindical é feita de união. E precisamos fortalecer a luta dos médicos.
Abaixo, a íntegra da carta enviada pelo SindMédico-DF junto ao boleto.
“O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) vem, ao longo dos seus 44 anos de existência, lutando pela defesa de seus direitos e de suas garantias. Além de negociarmos salários, nos empenhamos em melhorar as condições de trabalho em todos os níveis: combatendo assédios morais, a precarização das relações de trabalho e, por fim, as tentativas de recorrentes governos, tanto no âmbito local quanto no federal, de banalização da Medicina. E, por isso, precisamos, agora, do seu apoio.
Desde a reforma trabalhista de 2017, a contribuição sindical passou a ser facultativa. No entanto, nem por isso, menos necessária. Esse investimento é o que fortalece nossas bases de trabalho diário para representatividade da classe médica diante de empregadores, do Estado e, inclusive, da população.
Nesse contexto, é importante lembrá-lo ainda que o valor arrecadado na contribuição sindical é dividido, conforme prevê a lei, entre as entidades que compõem a estrutura sindical: confederações, federações, e sindicatos. Precisamos de representação em todos os níveis, pois, além dos ganhos e conquistas obtidos pelo sindicato no Distrito Federal, a articulação com as outras instituições é que nos permite a defesa de nossos interesses na esfera federal. A categoria profissional que ficar sem o suporte de qualquer das entidades integrantes da estrutura sindical pode sofrer prejuízos irreparáveis.
O momento, mais do que nunca, é de união. Por isso, sua contribuição continua sendo fundamental para seguirmos fortes frente às ameaças que nos são impostas.
Essa contribuição não implica em filiação ao sindicato: sempre foi extensível a todo trabalhador em atividade, independentemente de ser ou não filiado ao sindicato de sua categoria. O valor de R$ 363,60, foi estabelecido em assembleia geral da classe médica realizada na Sede do SindMédico-DF no dia 23/11/2022 e fixado em um terço do salário mínimo do ano de 2022. O pagamento do boleto pode ser feito até o dia 28 de abril de 2023. Observamos que essa contribuição é aplicada por base territorial. Ou seja, o médico (estatutário, celetista ou profissional liberal) receberá o pedido de contribuição em cada unidade da federação onde tiver registro ativo no CRM.
O SindMédico-DF agradece a sua contribuição e reafirma, aqui, o compromisso de seguir em defesa do médico e da medicina.”