Covid-19: Câmara derruba emendas que pretendiam reduzir salários de servidores durante a pandemia

Reabertura do comércio será em 18 de maio

GDF quer colocar 300 idosos em hotéis

Um programa para abrigar 300 idosos (grupo de maior risco para a Covid-19) em hotéis será lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nos próximos dias. A ideia, informou o governador Ibaneis Rocha, é proteger os idosos que vivem em condições inadequadas ou têm risco iminente de contágio pelo novo coronavírus.

Palavra do presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho: O conceito é interessante. Desde que se observe as normas sanitárias e as recomendações para este momento. Ou seja, isolamento social, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras. É importante salientar que isolamento social não é colônia de férias. O hotel tem que, realmente, funcionar para o isolamento desses cuidados e, também, cuidado. E quando falo de cuidado é para que o tratamento, dentro desse hotel, não seja o mesmo que vinha sendo dado nas unidades e hospitais públicos do DF em condições normais, antes da pandemia. Não podemos reproduzir aqui o que aconteceu em São Paulo, no Hospital Sancta Maggiore, da rede Prevent Senior, que concentra idosos e, também, 58% das mortes do estado.

Do Partido Novo, emendas com proposta de redução de salários de servidores são rejeitadas na Câmara

As emendas nº 4 e 5, protocolizadas pelo Partido Novo, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 10/2020 foram rejeitadas pelo relator do texto, deputado Hugo Motta, na tarde desta sexta-feira (3). Os itens previam a redução temporária de 26% a 50% nos salários dos servidores públicos quando decretado estado de calamidade pública e financeira.

Palavra do presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho: A não admissibilidade dessas emendas foi uma manifestação proativa do parlamento. Isso mostra que, em momentos de crise, como esta pela qual estamos passando, é preciso aumentar a oferta de dinheiro para que a economia circule. O corte de salários vai na contramão disso. Sem dinheiro circulando não tem arrecadação.