No mesmo dia em que o governador do DF, Ibaneis Rocha, decretou o uso de máscara obrigatório a partir do dia 30 de abril (com punição para quem se recusar), ele também anunciou que 80% do comércio da Capital deve reabrir em maio.
Leia as matérias:
Ibaneis prevê reabertura de 80% do comércio no DF em maio
Avaliação do presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho: Todas as pesquisas mostram que ainda não chegam no pico da doença no DF. A reabertura do comércio neste momento nos parece não ser ideal. Mesmo com o uso de máscara: porque, se a pessoa não usa a máscara em casa, não adianta usar só na rua. E tem ainda outros pontos. A máscara é a ideal? Está sendo usada corretamente? Se não for levado em consideração tudo isso, não adianta obrigar a usar a máscara.
Falhas nos testes rápidos
Depois de quatro dias de testes rápidos para a Covid-19 no DF, mais de 10,5 mil pessoas já foram testadas nos postos de “drive-thru” da Secretaria de Saúde (SES-DF). No entanto, segundo o portal G1, “o processo tem sido colocado em dúvida depois que pelo menos oito pessoas tiveram falhas nos resultados e testaram positivo mesmo sem infecção pelo vírus”.
Leia matéria completa aqui.
Avaliação do presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho: É, de fato, esperado uma quantidade x de falsos positivos e falsos negativos nesses testes. O que tem que se apurar nos testes da Secretaria é a sensibilidade e a especifidade neles. Se tiver essas duas características baixas, não servem para o diagnóstico correto da situação.