Covid-19: reabertura do comércio é adiada para o dia 18

Reabertura do comércio será em 18 de maio

Após anunciar que a reabertura do comércio no Distrito Federal seria em 11 de maio, Ibaneis Rocha decidiu prorrogar a data e, agora, a previsão é de que as lojas sejam reabertas no dia 18. A Justiça suspendeu a data anterior e marcou para esta quinta-feira (7) uma visita à sala de situação do GDF, onde são monitorados os casos de Coronavírus na região.

Junto à medida de reabertura do comércio, cujas previsões mudam a cada dia, Ibaneis Rocha anunciou ainda que vai iniciar a fiscalização do uso de máscaras no DF: a ação começa no dia 11 de maio. O cidadão que for pego sem máscara nas ruas da Capital poderá pagar multa de R$ 2 mil e ainda responder por crime de infração de medida sanitária.

Na avaliação do presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, tanto a reabertura do comércio quanto a fiscalização do uso de máscara são ações que precisam estar acompanhadas de outras medidas para dar certo na prática e não colocar a população em risco ainda maior. “Não adianta fiscalizar o uso da máscara. É o uso correto da máscara. O governo precisa ensinar as pessoas qual é o uso correto da máscara e quais máscaras de fato protegem”, afirma.

Segundo ele, para pensar em reabrir o comércio, o governo necessita também levar a sério a fiscalização. “É preciso modular essa abertura do comércio com medidas de segurança para todos. Se pretende, de fato, voltar a atividade econômica, o Estado tem de cumprir realmente o seu papel de fiscalização. Se relaxar o distanciamento, se abrir atividade econômica e as exigências de cumprimento das medidas sanitárias foram apenas no papel, será um desastre. Sabemos que as pessoas só cumprem as exigências legais quando pressionadas e fiscalizadas. É preciso que haja uma fiscalização jamais vista”.