Máscaras de proteção exigem cuidados na hora do descarte

Veja como descartar corretamente as máscaras de proteção

Laváveis ou descartáveis, as máscaras de proteção são ferramentas fundamentais para o combate ao coronavírus. Justamente por isso, é importante, também, ter cuidado com o descarte delas. Se jogadas fora de maneira incorreta, as máscaras se tornam um perigo para outras pessoas, como catadores de lixo e garis, por exemplo.

E como funciona o descarte correto? Segundo recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no caso das máscaras de pano, mais usadas pela população em geral, elas devem ser colocadas fora em saco de papel ou plástico fechado ou em uma lixeira com tampa.

Lembre-se: antes do descarte, as máscaras de pano devem ser lavadas. E, tanto para elas quanto para as descartáveis, vale identificar o saco de lixo antes de jogá-las na lixeira, avisando de que ali encontram-se máscaras de proteção contra o coronavírus. Esta ação é muito importante, em especial, quando há alguém na casa positivado para a doença. Neste caso, não só máscaras, mas todo o lixo deve ser separado e identificado.

Máscaras de pano devem ser reutilizadas

“As máscaras de pano só devem ser descartadas se houver perda de elasticidade ou deformidade no tecido, como um furo, por exemplo. Caso contrário, elas são reutilizáveis após lavadas corretamente”, explica o médico infectologista Julival Ribeiro, salientando que as máscaras descartáveis devem ser usadas somente por profissionais de Saúde.

Na avaliação do presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, os profissionais de Saúde devem estar atentos e cobrar de suas chefias regras claras para o descarte de máscaras. “Tem que ter um local de recolhimento dessas máscaras em hospitais e unidades de Saúde”, afirma.

Descarte em lixo orgânico

Para evitar a contaminação de garis e catadores de lixo, é necessário que as máscaras de proteção, tanto de pano (se não têm mais condições de uso) quanto descartáveis, sejam dispensadas em lixo orgânico. De maneira alguma devem ser colocadas em lixo seco ou reciclável.

“Infelizmente, temos uma enorme quantidade de máscaras que chegam até nós. Quando isso acontece, fazemos o devido procedimento de ensacá-las para, então, enviá-las ao pessoal do aterro”, conta Marcos Jesus dos Santos, catador da cooperativa Flor do Cerrado, da Asa Norte. Nunca, em hipótese alguma, os utensílios devem ser jogados no chão, na rua.

Higienização antes e após o descarte da máscara

As regras são claras: não pode tocar o rosto ou na superfície frontal da máscara ao colocá-la ou tirá-la para o descarte. As mãos devem ser higienizadas antes e depois de ambos os procedimentos: com água e sabão ou álcool em gel.

Para outras dúvidas, acesse o canal do SindMédico no Youtube e assista a entrevistas com especialistas de diversas áreas sobre o coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

como-descartar-corretamente-as-mscaras-de-proteo