Golpe é aplicado em várias pates do país: usam foto e nome de pessoa de prestígio para pedir ajuda para uma terceira pessoa.
Às vésperas de se desincompatibilizar da presidência do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), cumprindo os prazos legais para participar das eleições deste ano, o médico Gutemberg Fialho foi surpreendido pela informação de que estelionatários que se passam por pessoas com bom trânsito e influência social em diversas partes do país estão usando a imagem dele para tentar aplicar golpes em outras cidades do país.
Usando a foto do médico e até falando sobre movimento sindical e medicina, os falsários mandam mensagens por uma conta falsa de whatsapp e até ligam tentando convencer os interlocutores a fazer um depósito para uma terceira pessoa.
Tentam tirar proveito do grande círculo de amizades e da reputação do médico para ludibriar os amigos e simpatizantes de boa fé.
Assim que tomou conhecimento, Dr. Gutemberg registrou boletim de ocorrência na 1ª DP e levou o fato ao conhecimento da área de falsificações de defraudações do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil do Distrito Federal.