GDF, precisamos de vacina já!

É imprescindível que o Governo do Distrito Federal aplique todos os esforços para aquisição urgente de vacinas contra a covid-19. No entanto, desde a decisão do Supremo Tribunal Federal, em 23 de fevereiro, até o momento não ocorreu o necessário posicionamento por parte do governador ou das autoridades sanitárias.

A medida se torna ainda mais urgente, frente ao colapso do sistema público e privado de saúde, às novas cepas do novo coronavírus em circulação e à probabilidade de mutações que tornem o vírus resistente às vacinas existentes.

A campanha de vacinação contra a covid-19 precisa acelerar com urgência! É necessário ter em mente que só depois de três semanas a primeira dose da vacina oferece proteção parcial. E só depois de duas semanas da segunda dose a proteção chega ao pleno potencial. Esse é mais um fator para termos pressa na compra das vacinas com garantia de estoque para a segunda dose.

É uma urgência inadiável a imunização dos trabalhadores da saúde que atendem na rede privada de saúde e os que atuam no serviço público e ainda não foram vacinados,  e precisam continuar aptos a atender os pacientes. Além da covid-19, a população precisa de assistência nas mais diversas especialidades. Pois a pandemia também provoca óbitos de forma indireta com  o agravamento de outras doenças, ao dificultar ou impossibilitar o acesso aos meios de assistência.

Também é imperiosa a necessidade de ampliação da vacinação para os outros grupos. Só com a vacinação em massa estancaremos o ciclo de propagação do vírus e interromperemos a escalada de mortes.

É indispensável a manutenção das medidas sanitárias pela população: o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. No entanto, elas não são suficientes – não está somente nas mãos da população e dos profissionais de saúde conter a pandemia. O GDF precisa promover a testagem maciça e o isolamento das pessoas infectadas, o rastreamento dos que tiveram contato com eles e adquirir vacinas. E tem que agir agora, sem hesitação ou demora.

A compra das vacinas e a ampliação e aceleração da campanha de vacinação são indispensáveis para a retomada segura das atividades econômicas sem preocupação com novos picos de contaminação e sem risco de colapso do sistema de saúde.

Não temos tempo a perder. O Governo do Distrito Federal precisa iniciar imediatamente as negociações para aquisição de vacinas ou será responsável pelo colapso e pelo caos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gdf-precisamos-de-vacina-j-sindmdico-sindicato-dos-mdicos-do-distrito-federal