Máscara de pano é eficiente para evitar o contágio pelo coronavírus?

Máscaras de pano são efetivas?

As máscaras de pano surgiram como solução para a possível escassez das cirúrgicas – item essencial na lista de equipamentos de proteção individual (EPIs) – durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus. No Distrito Federal, por exemplo, isso já é um problema: levantamento da Associação Médica Brasileira (AMB) aponta que Brasília está em quarto lugar na lista de cidades mais carentes de EPIs. Agora, após a recomendação das autoridades públicas, incluindo o Ministério da Saúde, sobre o uso das máscaras de pano, o item virou até moda. E há quem combine a peça com as roupas. Mas, ainda assim, há dúvidas sobre o assunto. Por exemplo: qual modelo é o ideal de máscara de pano? Qual o tecido? De quanto em quanto tempo deve ser trocada?

Entrevistado três vezes na TV SindMédico desde o início da pandemia no Distrito Federal, o infectologista, médico do Hospital de Base, Julival Ribeiro escreveu sobre o assunto e fez algumas recomendações sobre o uso e até confecção das máscaras de pano. Primeiro, no texto, ele destaca: “Se todos usam máscara, protegem-se uns aos outros, reduzindo a transmissão geral da comunidade. Lugares como Hong Kong e Taiwan, que entraram em ação cedo, com o distanciamento social e o uso universal de máscaras, colocaram seus casos sob um controle muito maior”.

Certo. Mas, e as dúvidas que pairam por aí sobre o uso de máscaras de pano? Calma. O SindMédico-DF esclarecerá todas elas bem aqui e agora! Segundo Julival Ribeiro, na hora de confeccionar o item é preciso ficar atento. Qual o tecido ideal? Algodão. E atenção para um detalhe importantíssimo para que a máscara de tecido fique, de fato, segura: “Entre as duas faces da máscara de tecido, colocar no meio o TNT (tecido não tecido), gramatura 20, em dupla camada, ou gramatura 50 ou maior, em uma única camada, para absorver a umidade”, ensina o infectologista.

E para quem vai utilizar a máscara de pano, qual é o procedimento correto? Ainda de acordo com Julival Ribeiro, para aqueles que usarão a máscara de pano, com a estampa combinando ou não com o restante da roupa, a principal dica é: trocar o item toda vez que ficar úmido. “O indivíduo deve guardá-la no saco plástico e lavá-la assim que chegar em casa, usando água com uma solução de hipoclorito de sódio (alvejante)”. À TV SindMédico-DF, ele salientou ainda: “a transmissão é por gotículas. Ou seja, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), os estudos recomendam hoje você usar máscara de pano em toda a população”.

Máscara de pano: como usar

O tempo de uso da máscara de pano também deve ser observado. A primeira regra, como dito acima, é: ficou úmida, com suor, por exemplo, pode ser trocada. De modo geral, a indicação dos especialistas é que a máscara de tecido deve ser usada por, no máximo, duas horas. Ou seja, se você for ficar mais tempo que isso fora de casa, vale levar uma ou duas máscaras de pano extras para não correr riscos.

Outra recomendação importante sobre o uso de máscaras de pano, segundo o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, diz respeito a utilização em si: como colocar, como tirar e, principalmente, lembrar de não levar as mãos até a máscara. “Além de obrigar as pessoas a usarem a máscara e indicar a de pano, é preciso instruí-las sobre o uso delas. Existem cuidados que fazem toda a diferença. Não pode, de jeito algum, levar as mãos à máscara quando estiver com ela no rosto. Tem que pegar sempre nas alças, com as mãos lavadas, ao colocá-la e, também na alça, com as mãos lavadas, para retirá-la. Isso deve ser lembrado sempre”, afirma.

Há ainda outras orientações que precisam ser levadas a sério. Por exemplo: elas não podem ser compartilhadas. Nem com familiar e nem com amigos. Ninguém mesmo! Sempre que tirá-la do rosto, como disse o infectologista Julival Ribeiro, é necessário guardá-la em um saco plástico. E se a máscara estiver levemente úmida após ser lavada, pode usar? Não. É necessário que o pano esteja seco e limpo para a correta utilização do item.

Onde encontrar máscara de pano?

Aqui no Distrito Federal, após a recomendação oficial das autoridades públicas para o uso da máscara de pano, diversas pessoas têm feito da produção do item um meio de sustento. Por isso, com uma rápida busca no Google ou até mesmo em grupos de amigos no WhatsApp é possível saber quem está vendendo o produto. Mas, lembre-se: na hora de comprar, fique atento às recomendações do infectologista Julival Ribeiro. O tecido para a confecção da máscara é algodão. E, entre um recorte e outro do pano, deve constar, obrigatoriamente, o TNT (tecido não tecido), gramatura 20, em dupla camada, ou 50.

Quer saber mais sobre o uso de máscara de pano e quais as recomendações?

Acompanhe a página do SindMédico-DF no Youtube. Clique na imagem abaixo:

E não deixe de conferir, também, a landing page do SindMédico-DF com informações atualizadas sobre o novo Coronavírus. Clique na imagem a seguir:

.

Uma resposta a & ldquo; Máscara de pano é eficiente para evitar o contágio pelo coronavírus? & rdquo;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *