Mesmo com a vacina os cuidados contra a covid-19 devem permanecer

O infectologista e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, Julival Ribeiro, alerta, em entrevista à TV SindMédico, sobre a importância de manter os cuidados de prevenção contra a covid-19 mesmo com a chegada da vacina, que de acordo com o Ministério da Saúde, deve começar a vacinar a população ainda no primeiro semestre de 2021.

“As pessoas precisam entender que após tomar a vacina haverá um tempo para que o organismo produza anticorpos e esteja imune ao vírus, mas é ai que começa o grande problema, pois estão achando ao se vacinarem a vida voltará ao normal, muito pelo contrário os hábitos de prevenção deverão permanecer ainda por muito tempo”, destacou o médico.

A chegada da vacina é a luz no fim do túnel, dará um respiro e trará esperança para todo o mundo. Contudo, até a pandemia acabar, alguns cuidados deverão ser mantidos, o uso da máscara, por exemplo, deve se tornar algo do dia a dia da sociedade. “É uma ilusão as pessoas acharem que tomou a vacina e que já podem retornar a vida normal. Não! Existe a eficácia da vacina e existe a efetividade e nada disso foi comprovado 100% ainda, o que temos são vacinas com cerca de 95% disso” afirma o especialista.

Outro fator importante que deve ser levado em conta é o calendário de vacinação ou seja haverão etapas a serem seguidas e grupos que seguirão uma ordem de vacinação. Então as pessoas serão vacinadas de acordo com o grupo em que estão enquadradas, o que levará tempo. Por isso, a importância de governos e sociedade manterem os hábitos e medidas de prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mesmo-com-a-vacina-os-cuidados-contra-a-covid-19-devem-permanecer-sindmdico-sindicato-dos-mdicos-do-distrito-federal