Ministério da Defesa prometeu verificar dados para aumento do PCCS

Nesta segunda-feira (05), no Ministério da Defesa (MD), médicos civis do Hospital das Forças Armadas (HFA) e SindMédico reuniram-se para discutir a reivindicação do movimento grevista.

Ao acolher a pauta, o General Joaquim da Silva e Luna, Secretário Geral do MD, prometeu encaminhar oficialmente os dados orçamentários para Augusto Chiba, Secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

A partir daí, as planilhas de custeio serão analisadas, com o objetivo do remanejamento de verba na tentativa de viabilizar o aumento da categoria no Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS), sem reajuste há cinco anos.

Para Dr. Guimarães, do comando de greve do HFA, o reajuste no PCCS corresponde a 20% a menos dos gastos com terceirizados. “Hoje, os salários do HFA não são atrativos. Os médicos tomam posse, mas, não ficam.”, pontualiza ele.

De fato, a reivindicação dos médicos civis está tendo boa receptividade tanto no MPOG quanto no MD, cuja resposta será dada no prazo máximo de 45 a 60 dias. “Isso é um bom sinal!”, finaliza Gutemberg Fialho, Presidente do SindMédico.