Os deputados da Câmara Legislativa derrubaram, nesta quarta-feira (25), veto do Executivo: a nova alíquota previdenciária, de 14%, que seria cobrada já a partir deste mês foram adiados para janeiro do ano que vem. No entanto, ainda assim, a batalha continua. Na avaliação do presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, o objetivo é rever o aumento na cobrança, já que os servidores do DF vêm sofrendo, há anos, inúmeras perdas em seus contracheques, sem correções inflacionárias e, também, sem a 13ª parcela do reajuste salarial.
Dentro desse contexto, e para que você, médico servidor, entenda o trabalho do SindMédico-DF para tentar travar o aumento na alíquota, na próxima terça-feira (1/12), a partir das 19h45, colocará o assunto em pauta, entrevistando o advogado, José Hailton Lages Diana, especialista em direito previdenciário e Luiz Roberto Pires Domingues Jr., mestre em economia, especialista em saúde pública.
Aumento na alíquota previdenciária: histórico
O debate sobre o aumento da alíquota previdenciária para os servidores do DF vem desde o início deste ano. Sempre contrário ao acréscimo na cobrança, que precariza o salário dos servidores, o Sindicato dos Médicos do DF, primeiro, travou, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) o que pretendia o GDF: um salto de 11% para 22% na cobrança.
A representação do SindMédico-DF contra o aumento, agora, segue valendo. Para o SindMédico-DF, o ideal é suspender, de vez, a nova alíquota. “A luta continua. Não podemos aceitar essas sucessivas perdas salariais. Não há investimento nem na estrutura do serviço público e nem nos servidores. É um verdadeiro desmonte”, avalia Gutemberg Fialho.
Você quer saber mais sobre o assunto? Também acha que a nova alíquota deve ser revista? Envia sua pergunta e/ou opinião para a TV SindMédico. As dúvidas são respondidas ao vivo, tanto pelos entrevistados quanto pelo presidente do sindicato, Gutemberg Fialho, que conduz as entrevistas do programa.
TV SindMédico
Tema: Nova alíquota da Previdência: mais uma perda salarial para os servidores do DF
Entenda o trabalho do SindMédico para mudar isso
Quando: Terça-feira (1/12)
Horário: 19h45
Confira a TV SindMédico do dia primeiro de dezembro, sobre a nova alíquota previdenciária.