Caos na Saúde: Crise no Hospital de Base e no IGESDF

O caos na saúde pública do Distrito Federal continua. Agora, o foco é o Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF). Ele foi criado em 2017, com o suposto propósito de acabar com os problemas de abastecimento de insumos e de facilitar contratações. Hoje, depois da transformação em Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDDF), a instituição é responsável por uma crise instalada no Hospital de Base e que se espalha por outras unidades de saúde que administra.

Faltam insumos, falta pessoal na área assistencial, infiltrações provocam vazamentos no teto da emergência e assustam os profissionais que lá atuam. E, o pior de tudo, atendimentos são suspensos e pacientes prejudicados ao ponto de perderem a visão, desenvolverem sequelas e verem seus problemas de saúde piorarem por falta de atendimento.

O caos nas contratações e compras

O IGESDF acumula dívidas milionárias e, por isso, fornecedores se negam a continuar fornecendo os insumos necessários. Além disso, contratações que não respeitam as normas contratuais foram feitas a rodo.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho, vai falar sobre essas questões no programa da TV SindMédico da terça-feira, 15, sobre esses problemas. Acompanhe o programa pelo canal do YouTube do SindMédico-DF ou pela nossa página no Facebook. Ele vai ao ar na terça-feira, 13/06, às 19h45.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caos-na-sade-crise-no-hospital-de-base-e-no-igesdf-sindmdico-sindicato-dos-mdicos-do-distrito-federal