Oito novos conselheiros passam a compor o Conselho Consultivo do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF). Com a vacância de duas cadeiras, passou de 35 para 41 o número de integrantes do órgão auxiliar ligado à presidência da entidade. A cerimônia de instalação da nova formação do Conselho foi realizada no dia 9 de novembro, no auditório do sindicato.
Criado em 2011, o Conselho Consultivo é composto por médicos sindicalizados, escolhidos pela dedicação às lutas da classe e comprometidos com a categoria. São profissionais que atuam tanto no setor público e privado, têm conhecimento profundo da gestão e do mercado da saúde no Distrito Federal e o reconhecimento da categoria.
Os conselheiros têm mandato de um ano, podendo ser reconduzidos automaticamente à função, sucedidos por outros sindicalizados ou, como na atual formação, incorporados ao grupo. “É importante termos a influência e o prestígio dos conselheiros nos momentos de embate e enfrentamento de desafios para o sindicato”, frisou o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, na cerimônia de reinstalação do conselho.
Homenagens e compromisso
Na posse e recondução dos conselheiros são homenageados o médico pediatra Jair Evangelista Rocha e o médico ortopedista Paulo Roberto Maranhas Meyer, falecidos ao longo do último mandato. Ambos também integraram a diretoria do SindMédico-DF em gestões anteriores e deram grandes contribuições ao movimento médico do Distrito Federal.
Reconduzido ao cargo de conselheiro, o cardiologista Osório Luis Rangel de Almeida discursou em nome de todos os integrantes do Conselho. Destacou o empenho na defesa da classe médica e da medicina. Também frisou a importância da união das entidades médicas e de toda a comunidade médica do DF e a necessidade de representação política da categoria nas instâncias de poder. “Precisamos ter interlocutores que entendam nossas angústias e expectativas”, frisou o conselheiro.
Homenagens (in memoriam)
Jair Evangelista Rocha
Paulo Roberto Maranhas Meyer
Ingressaram no Conselho Consultivo
João Lindolfo Cunha Borges
Ognev Meireles Cosac
Antônio Waldir Bezerra C. Teixeira
Maria Jacira Leite Gonçalves de Abrantes
Julister Maia de Morais
Pedro Rocha Paniagua
Iran Augusto Gonçalves Cardoso
Wendel Antônio Alves Moreira
Integrantes reconduzidos
Antônio Evanildo Alves
Augusto Dê Marco Martins
Bruno Vilalva Mestrinho
Caio Fernando Vicente da Silva
Carlos Guilherme da Silva Figueiredo
César de Araújo Galvão
Dimas de Paiva Gadelha
Emmanuel Cícero Dias Cardoso
Etelvino de Souza Trindade
Evaldo Lima da Costa
Evaldo Trajano de Souza Silva Filho
Fernando Américo Rozzante de Castro
Jairo Martinez Zapata
João Caetano Ávila Geraissate
Joaquim de Oliveira Fernandes
José Henrique Leal Araújo
José Luiz Dantas Mestrinho
Lairson Vilar Rabelo
Manoel Ximenes Neto
Marcela Augusta Montandon Gonçalves
Marcos Moura Santos
Marcos Pereira de Ávila
Olavo Gonçalves Diniz
Osório Luis Rangel de Almeida
Otávio Augusto Silva de Siqueira Rodrigues
Procópio Miguel dos Santos
Ranon Domingues da Costa
Renata Nayara da Silva Figueiredo
Ricardo Theotônio Nunes de Andrade
Ronaldo Mafia Cuenca
Sebastião Maluf
Sérgio Tamura
Walter Gaia Souto