Atenção! Orientações para a greve dos médicos

Atenção! Orientações para a greve dos médicos

O movimento grevista dos médicos inicia na terça-feira, 03 de setembro. O ato inicial será uma concentração em frente à sede da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), no Edifício PO 700, na Asa Norte. Siga as orientações para a greve.

Especialmente neste dia, a presença de cada médico é fundamental para demonstrar a insatisfação com as condições salariais e de trabalho, denunciar o descaso do Governo do Distrito Federal com a saúde da população e cobrar uma melhor estrutura para a prestação de assistência à saúde da população.

Depois da terça-feira, o livro de ponto estará no ponto de concentração em frente a cada um dos hospitais públicos sob administração direta da SES-DF, em dois turnos: o primeiro, a partir das 7h e o segundo, a partir das 13h. Os locais de concentração estarão indicados no site do Sindicato.

Fique atento! A classificação da falta ao serviço por participação em movimento grevista é passível de negociação e depende da assinatura do ponto de greve. Quem não assinar, pode ter o ponto cortado.

Leia as orientações abaixo e participe do movimento! A greve só ocorre porque o GDF tem se recusado a tomar conhecimento das reivindicações dos médicos. “A união da categoria é a nossa força e o único meio para melhorarmos as condições de trabalho e de salário e de serem criados os meios para que os nossos pacientes tenham uma melhor assistência”, afirma o presidente do SindMédico-DF, Dr. Gutemberg Fialho.

Orientações para a greve

Orientações

Ponto de greve

O ponto de greve é um livro que todo médico que adere ao movimento precisa assinar. Ele estará disponível a cada dia em um hospital, onde será feita uma concentração com panfletagem para esclarecimento à população. Esses locais serão divulgados no site do Sindicato.

Ele vai ser necessário para defesa do médico frente às chefias;

Ele será necessário na negociação para que não sejam feitos descontos ou criado saldo negativo em banco de horas;

Ele pode vir a ser necessário quando da contagem de tempo para aposentadoria.

Comparecimento ao local de trabalho e registro de ponto

O médico em greve não deve ficar no local de trabalho e não deve registrar ponto. Deve se dirigir ao local de concentração e assinar o LIVRO DE PONTO DE GREVE.

Assinar o ponto e não trabalhar pode dar margem a Processo Administrativo Disciplinar (PAD), denúncia ao CRM por infração ética e processo judicial.

Comparecer ao trabalho e não atender pacientes desmoraliza a imagem do médico, atrapalha e pode inviabilizar negociações. Também pode gerar mídia negativa, que colocaria a opinião pública contra dos médicos, e dá margem a situações de conflito, com gestores e com pacientes e acompanhantes.

Esclarecimentos à população

Em greve ou não, os médicos devem esclarecer pacientes e acompanhantes que o movimento reivindicatório dos médicos tem em vista melhores condições de trabalho e de assistência à população.

Explicar que a greve é para criar as condições para que sejam feitas novas contratações de médicos, com vistas a melhorar o atendimento à população.

Participação nas atividades

É fundamental que os médicos compareçam às manifestações e assembléias no período da greve. A demonstração de união e força é indispensável para que a pressão sobre o governo permita a negociação das demandas da categoria.

Judicialização da greve

A greve só para por decisão de assembleia!

A eventual divulgação de decisão judicial de ilegalidade da greve, seja pela imprensa ou pelos canais de comunicação do GDF, NÃO determina o fim do movimento reivindicatório.

Acompanhe o site e as redes sociais e fique atento às mensagens enviadas por e-mail, WhatsApp e SMS com informações enviadas diretamente pelo Sindicato. Se ainda não faz parte da lista de transmissão do SindMédico-DF no WhatsApp, envie mensagem para 9853-4837, pedindo a sua inclusão.

Ocorrências durante o período de greve

Qualquer problema decorrente do movimento grevista deve ser avisado ao sindicato pelo telefone 3244-1998. O PABX pode ficar sobrecarregado, nesse caso, mensagens poderão ser enviadas para o WhatsApp 9853-4837.

Informações gerais

O GDF vai usar todos os meios de pressão para desmobilizar a categoria. Podem inclusive anunciar corte de ponto, desconto no salário. Tudo isso SERÁ NEGOCIADO pelo sindicato.

Greve tem ônus, mas o sucesso do movimento reivindicatório depende da adesão, da resiliência e da união da categoria.

 Os benefícios das conquistas são maiores do que as dificuldades momentâneas.