A maior Unidade de Pronto Atendimento do Distrito Federal, a UPA de Ceilândia, está sem água desde a última segunda-feira (16), por conta do racionamento imposto pelo não planejamento do GDF. Segundo pacientes e funcionários, o atendimento foi interrompido – sem previsão de volta à normalidade – por causa da falta de água. “Não tem nem como lavar as mãos. Não tem água para beber”, relataram ao SindMédico-DF.
Sem previsão de quando o abastecimento de água será normalizado, o atendimento continua prejudicado ainda nesta terça-feira (17).
E a UPA de Ceilândia não é a única unidade de saúde afetada por conta do racionamento. Centros e postos de saúde da região também estão sem fornecimento de água.
Promessa descumprida
Quando anunciou o racionamento de água nas 15 regiões abastecidas do sistema Descoberto, o GDF assegurou que hospitais, delegacias e escolas seriam abastecidos por caminhões-pipa.
“Apesar de ainda não termos denúncias de falta de água em hospitais, é absurdo que falte água em uma UPA ou posto de Saúde. Como um profissional de saúde pode atender nessas condições? Sem água para lavar as mãos, sem água para beber. O GDF pode ter certeza de que cobraremos, neste período, duramente a manutenção de das condições adequadas de trabalho dos médicos e de atendimento aos pacientes”, salienta o presidente em exercício do SindMédico-DF, o vice-presidente, Carlos Fernando.
Como não há previsão para o fim das restrições de água, é provável que outras unidades de saúde enfrentem o mesmo problema.
Veja, abaixo, o cronograma de racionamento para os próximos dias:
Terça (17)
Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria
Quarta (18)
Gama
Quinta (19)
Águas Claras (zona baixa), Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis e Metropolitana, Vila Cauhy, Vargem Bonita, Ceilândia Leste e Samambaia
Sexta (20)
Guará I e II, Polo de Modas, CABS, Lúcio Costa, SQB, CAAC, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I
Sábado (21)
Águas Claras (zona alta), Concessionárias e Taguatinga Norte
No outro domingo (22), o corte é reiniciado em Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.