Retrospectiva: ações e lutas de 2019

Retrospectiva SindMédico-DF

Ao longo deste ano, o SindMédico-DF desenvolveu uma série de ações em defesa da comunidade médica e orientadas à melhoria da oferta de assistência em saúde à população. 

Preparamos uma síntese das principais ações, inovações e lutas que se desenrolaram este ano, sob a condução do presidente do sindicato, Dr. Gutemberg Fialho, e do vice, Carlos Fernando.

No ano que vem, e nos próximos, tenha certeza: o sindicato seguirá lutando por você, médico.

A diretoria e a equipe de funcionários e colaboradores do SindMédico-DF desejam a todos um feliz Natal e um Ano Novo próspero.

DIREITO MÉDICO

Direito Médico em pauta. Nós ouvimos você, sindicalizado, e em novembro deste ano, no dia 30, realizamos o I Seminário de Direito Médico do SindMédico-DF! O evento reuniu magistrados, promotores, advogados e médicos para discutir tópicos da judicialização da saúde.

Leia mais: https://bit.ly/34KpeYu

GARANTIAS

Em novembro deste ano, o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), finalizou as negociações e firmou Acordo Coletivo de Trabalho com o Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do Distrito Federal (IGESDF) para o período de 1/09/2019 a 30/08/2020: uma ação importante, que dá mais segurança aos médicos contratados pelo regime da CLT!

Leia mais: https://bit.ly/2MgCePb

CANAL DE DENÚNCIAS

Agora, na página do SindMédico-DF, é possível que você, médico, faça denúncias detalhado de condições adversas ao trabalho e ocorrências que ferem a dignidade profissional, como assédio moral no trabalho, por exemplo. Acesse https://www.sindmedico.com.br/denuncie/ e confira!

PARA RELAXAR

Com a criação da Coordenação de Inovação, o SindMédico-DF realizou, ao longo deste ano, inúmeras atividades novas. Uma delas foi a realização do PUB SindMédico, no terraço da sede do sindicato. Com música e coquetéis, a ideia do evento, que teve quatro edições, é levar aos médicos sindicalizados uma noite de alegria e confraternização junto aos colegas.

Leia mais: https://bit.ly/2Q8DO6L

SINDMÉDICO MAIS PERTO DE VOCÊ

Ao longo deste ano, dois novos canais de comunicação foram criados para aproximar o sindicato dos nossos sindicalizados. Um deles foi a linha de transmissão do WhatsApp (998534837): por lá, você, médico sindicalizado, recebe as notícias e ações do SindMédico-DF. O outro canal foi o nosso perfil no Instagram (@sindicatodosmedicosdodf). Segue a gente! Faça parte do time SindMédico!

UMA NOITE MEMORÁVEL

“Vento, ventania, me leve sem destino”.  Ao som da banda Biquíni Cavadão, a XIII edição do Prêmio SindMédico foi sucesso absoluto. Com os 1,5 mil convites entregues aos médicos sindicalizados, o evento deste ano teve ainda a posse da diretoria eleita para a gestão do sindicato.

Leia mais sobre o Prêmio SindMédico: https://www.sindmedico.com.br/o-premio/

SOMOS COMPROMETIMENTO E DETERMINAÇÃO

Em agosto, a única chapa inscrita para eleição da diretoria do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) – “Comprometimento e Determinação” – foi aclamada, em assembleia geral. O grupo é composto por 30 médicos das mais variadas especialidades e que têm como foco em seus trabalhos a preocupação com o presente e o futuro da Medicina. O presidente da chapa é Dr. Gutemberg Fialho e o vice é Carlos Fernando.

Leia mais: https://bit.ly/2rhQ7FI

DE OLHO NA SAÚDE

Neste ano, o SindMédico-DF comemora a criação do Sindicato Itinerante. O projeto, que completou 10 anos, é um dos mais importantes para o trabalho da instituição e foi uma ideia do presidente do sindicato, Dr. Gutemberg Fialho, que faz questão de acompanhar as visitas a hospitais e unidades públicas de saúde. Somente no primeiro semestre de 2019, seis hospitais foram percorridos por ele e pelo vice-presidente, Carlos Fernando.

Leia mais: https://bit.ly/2MdB5YA

E OS PRECATÓRIOS?

Em julho deste ano, atendendo aos pedidos dos nossos sindicalizados, dezenas de médicos e herdeiros de médicos credores de precatórios emitidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) compareceram ao sindicato para ouvir esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o tema. A equipe da assessoria jurídica do sindicato esclareceu algumas dúvidas pessoais e recolheu fichas dos interessados em ter mais detalhes sobre seus precatórios. O SindMédico está sempre atento às demandas dos nossos sindicalizados!

Leia mais: https://bit.ly/2Sffcfh

POSSE DO CONSELHO CONSULTIVO

Com mandato de um ano, os 35 médicos sindicalizados que compõem o Conselho Consultivo do SindMédico tomaram posse em julho deste ano.Todos foram escolhidos   por sua dedicação às lutas da classe médica e compromisso com a categoria.

Leia mais: https://bit.ly/2Q8Yj3c

CHEGA MAIS! TEM NOVIDADE…

A inovação chegou com tudo ao SindMédico-DF. Prova disso foi a criação da Coordenação de Inovação em junho deste ano, que tem à frente o médico ortopedista Juracy Barbosa. A nova área é responsável por pensar e executar novos projetos dentro do SindMédico-DF.

Leia mais: https://bit.ly/34GFny8

REAFIRMANDO COMPROMISSOS

Nossas pautas e ações estão sempre de acordo com a necessidade dos nossos sindicalizados: em prol dos médicos e da Medicina. Por isso, neste ano, decidimos reafirmar esse compromisso e lançamos nossa Carta de Princípios. O documento, disponível em nosso site, ressalta nossos princípios, valores e atribuições.

Leia mais: https://bit.ly/371s39n

CONHECIMENTO EM PAUTA

Em maio, o cenário atual e as perspectivas para o exercício da medicina foram debatidos no I Seminário SindMédico-DF. Realizado em quatro encontros ao longo do mês, o evento contou com a presença do deputado federal Hiran Gonçalves, da pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Ligia Bahia, da psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Lilian Graziano, do advogado, Sócio fundador da Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados, Marcos Vinicius Ottoni e do presidente da Associação de Médicos de Hospitais Privados do Distrito Federal (AMHP-DF), Joaquim de Oliveira Fernandes.

Leia mais: https://bit.ly/2EK6AW1

SEGURANÇA JURÍDICA

Com o aumento do número de processos judiciais na área de saúde, o SindMédico-DF decidiu criar uma Cartilha Jurídica para evitar que médicos componham o avanço dessa conta. O documento está disponível no site do sindicato e, também, na sede, impresso.

Leia mais: https://bit.ly/2EFUYn0

ENTREVISTAS COM ESPECIALISTAS

VOCÊ VIU?

Com o objetivo de valorizar o trabalho das sociedades de especialidades e associações de especialidades do DF, o SindMédico-DF realizou uma série de entrevistas com presidentes dessas instituições. Ao todo, foram 21 médicos. Eles falaram desde as principais atividades de cada especialidade até curiosidades. As entrevistas estão disponíveis no YouTube (/sindmedico). Confira!

Mais em: https://bit.ly/2Mfvscy

ARTIGOS GUTEMBERG

PARA TODOS

Saber se posicionar é preciso. E o presidente do SindMédico-DF está sempre atento aos acontecimentos nas áreas da saúde e do serviço público. Por isso, para fazer reverberar os posicionamentos do SindMédico-DF, ele escreve, semanalmente, um artigo para o jornal Brasília Capital. Os textos estão disponíveis na página do impresso (bsbcapital.com.br) e também aqui, no Facebook! Leia, opine, participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

retrospectiva-aes-e-lutas-de-2019-sindmdico-sindicato-dos-mdicos-do-distrito-federal