Sindicatos querem revisão de alíquota e reunião com Ibaneis

O presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, esteve, nesta quarta-feira, 16, com o secretário chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo do Vale

O presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, esteve, nesta quarta-feira, 16, com o secretário chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo do Vale. Ele foi acompanhado de representantes de outras entidades sindicais para apresentar pedido de revisão na legislação que alterou a alíquota de desconto previdenciário dos servidores públicos do Distrito Federal (https://www.youtube.com/watch?v=KbNMs4PQ5GU). Os sindicalistas também pediram audiência com o governador para tratar de outras demandas.

Embora a pressão dos sindicatos tenha motivado a redução da alíquota pretendida pelo Governo do Distrito Federal, que pretendia fixá-la em 22%, a legislação penalizou os aposentados. “Boa parte dos aposentados ganha menos que o teto do benefício do INSS e não tinha desconto de previdência. De uma hora para a outra, a partir de janeiro eles vão ter uma redução muito significativa nos rendimentos com a aplicação da alíquota de 14%”, destaca Gutemberg Fialho.

Reunião com Ibaneis para apresentar pauta de reivindicações

Os representantes do movimento unificado dos sindicatos dos servidores também pediram ao chefe da Casa Civil o agendamento de uma reunião com o governador para tratar de outras pautas como o pagamento da terceira parcela dos reajustes que deveria ter sido incorporada aos salários em 2015. “Desde então, não tivemos nem reposição das perdas com a inflação e isso precisa ser revisto”, afirma o presidente do SindMédico-DF.

O secretário Gustavo do Vale se comprometeu a levar ao governador Ibaneis Rocha e ao secretário de Economia, André Clemente, a demanda dos sindicatos.