SindMédico em Movimento 08 a 22 de novembro

I Seminário de Direito Médico do SindMédico-DF

Encerrando as atividades deste ano, o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) realizará, no dia 30 de novembro, a partir das 9h, o I Seminário de Direito Médico. O evento surge de uma demanda dos próprios médicos sindicalizado e, também, da necessidade de promover um debate multidisciplinar entre sindicalizados, sindicato e outros órgãos, como o Ministério Público do DF, a Secretaria de Saúde, o Conselho Regional de Medicina, o Tribunal de Contas do DF, o Tribunal de Justiça e a OAB.

Para participar, é necessário realizar a inscrição. Programe-se e confirme sua presença!

Inscrições: https://bit.ly/37ytHjV

Prêmio SindMédico marca posse da nova diretoria com show da banda Biquini Cavadão

A XIII edição do Prêmio SindMédico comemorou os 41 anos do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF). Desta vez, a atração principal da festa, foi a banda Biquini Cavadão. A diretora de imprensa e divulgação da instituição, Adriana Graziano, acompanhou de perto os preparativos e afirmou: “tudo o que fazemos para a festa é com muito carinho e, ano a ano, buscamos melhorar e oferecer aos médicos, de fato, uma grande noite”.

Além de celebrar o aniversário do SindMédico-DF e, também, do Dia do Médico, a XIII edição do Prêmio SindMédico marcou, ainda, a cerimônia de posse da nova diretoria eleita e dos conselheiros para o próximo mandato frente à instituição. Após fazer a leitura do termo de posse, Dr. Gutemberg Fialho salientou, em seu discurso, o compromisso do grupo com os médicos e a Medicina.  

Veja as fotos emhttps://bit.ly/336HxpX

Sob pressão: Médicos de família e comunidade apontam caos

Expansão do horário de atendimento em Unidades Básicas de Saúde até as 22h foi o estopim para virem à tona os problemas acumulados e crescentes enfrentados na Atenção Primária à Saúde (APS) do DF.

Em reunião realizada na sede do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) na noite do dia 11 de novembro, médicos que atuam na APS discutiram esses problemas com representantes do sindicato (diretoria e assessoria jurídica), do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) e da Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade (ABMFC).

Saiba mais emhttps://bit.ly/2XD3gEP

Perícias não confirmam denúncias contra obstetrícia do HRSam

De 34 denúncias feitas contra o serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Regional de Samambaia, o Instituto Médico Legal (IML) não verificou indícios de erro de conduta ou negligência profissional.

Um único caso indica falha no atendimento, justificada em prontuário por insuficiência de pessoal e sobrecarga de atendimentos de emergência simultâneos, o que resultou em um óbito fetal. “Mesmo nesse caso não há indicação de responsabilidade do profissional”, destaca o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Dr. Gutemberg Fialho.

Os resultados das perícias foram apresentados à imprensa com a participação dos integrantes da força tarefa criada em julho, logo após a divulgação de reportagens sobre denúncias de supostos casos de erro ou negligência.

Saiba mais emhttps://bit.ly/37xEKKa

TV SindMédico: Novo horário em UBSs piora problemas na Atenção Primária

Dr. Gutemberg Fialho e Dr Tiago Neiva convesaram sobre os problemas enfrentados por médicos de família e comunidade nas unidades básicas de saúde do DF na TV SindMédico da terça feira (19 de novembro).

A expansão do atendimento até as 22h em 19 das unidades básicas de saúde do DF é restritiva para visitas domiciliares. As salas de vacina, as farmácias e os laboratórios não funcionam. À noite, a dificuldade para obter ambulância é maior. Ou seja, até remoção de paciente que precise de atendimento de urgência ou emergência está fora do alcance de resolutividade da equipe que fica no plantão noturno.

Assista ao programa aquihttps://youtu.be/1CCcL9RtafI

SindMédico discute problemas das UBSs com gestores da SES-DF

O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SidnMédico-DF), Dr. Gutemberg Fialho, e o diretor adjunto Tiago Neiva se reuniram, na quarta-feira (20),  com a secretária ajunta de Assistência à Saúde, Lucilene Maria Florêncio de Queiroz, e equipe da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde para abrir um canal de discussão sobre as questões trazidas ao sindicato por médicos de família e comunidade que atuam nas unidades básicas de saúde (UBSs) que tiveram seus horários de funcionamento estendidos até as 22h.

Saiba mais emhttps://bit.ly/2KLyapw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *