SindMédico em Movimento 10/03/2023

Confira os destaques desta edição do boletim eletrônico SindMédico em Movimento e acesse as notícias clicando nos links.

Congresso Brasileiro de Psiquiatria

O XL Congresso Brasileiro de Psiquiatria está marcado para ocorrer entre os dias 18 e 21 de outubro de 2023. O evento terá lugar no Centro de Convenções de Salvador, localizado na cidade de Salvador, na Bahia.

Maria Auxiliadora se destaca

Com ampliação da estrutura e corpo clínico, o Hospital Maria Auxiliadora tem largado na frente no tratamento assertivo contra o coronavírus. Beneficiários da Polícia Militar elogiam o atendimento adequado, que tem possibilitado salvar muitas vidas

Bivalente para sexagenários

A Secretaria de Saúde começou a imunizar pessoas a partir de 60 anos com a bivalente da Pfizer contra a covid-19.

Novos leitos de UTI pediátrica

O Hospital da Criança de Brasília anunciou a abertura de 10 novos leitos de UTI pediátrica. Do total, cinco leitos já estão disponíveis e outros cinco entram em funcionamento até o começo de abril. Equipamentos, medicamentos e profissionais estão dentro do pacote

Saiba mais.

Mais leitos, mas sem médicos

A promessa da direção do Hospital da Criança é que outros cinco leitos sejam inaugurados até o início abril, totalizando 10 novas vagas. “Um fator limitante tem sido a falta de profissionais”, disse a superintendente executiva do hospital, Valdenize Tiziane.

Saiba mais.

Aberto o edital para mutirão

Segundo a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, o aporte financeiro para o projeto do mutirão de cirurgias eletivas é de R$ 36 milhões. Ela acredita que o mutirão consiga diminuir em 60% a fila de espera do SES. Fila de espera ultrapassa 30 mil pacientes

Fim do teletrabalho no GDF

A governadora em exercício Celina Leão, em entrevista à rádio CBN na segunda-feira (6), afirmou que 1,3 mil funcionários da Saúde trabalham a distância, o que corresponde a 65% dos 2 mil servidores do DF em trabalho remoto. Decreto que previa serviço remoto foi revogado em 24 de fevereiro.

Laqueadura e vasectomia

A lei que dispensa o aval do cônjuge para realização de laqueadrua e de vasctomia passa a valer 180 dias após sanção. Nova regra também diminui de 25 para 21 anos idade mínima para realização de laqueadura ou vasectomia no Brasil.

Vacina contra dengue

Qdenga, do laboratório japonês Takeda, é o primeiro imunizante autorizado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, mas poderá ser aplicado em quem também já teve a doença. A vacina foi aprovada pela Anvisa para a faixa etária de 4 a 60 anos.

Vacina da dengue no SUS

O Ministério da Saúde confirmou que vai pedir avaliação do imunizante Qdenga à comissão que aprova a distribuição de medicamentos e vacinas pelo SUS. Vacina deve chegar à rede privada no segundo semestre.

Saiba mais.

Infectologista Kleber Luz compara a trajetória da busca pelo imunizante a uma corrida de obstáculos. Ministério da Saúde diz que inclusão é prioridade: Brasil teve recorde de mortes pela doença em 2022.

Bivalente: mais de 1 milhão de doses

Dados divulgados pelo Vacinômetro do governo federal, após a primeira semana de imunização, apontam mais de 1 milhão de doses da vacina bivalente contra a covid aplicadas no Brasil.

Descaso e lotação em Fortaleza

Imagens mostram pessoas alojadas em macas nos corredores e alguns acompanhantes sentados ou dormindo no chão do Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira, conhecido como Frotinha da Parangaba, em Fortaleza. Há pessoas que esperam cirurgia simples há mais de 30 dias.