SindMédico em Movimento – 25 de julho a 7 de agosto

Confira as principais notícias do SindMédico-DF:

Trabalhadores não são informados sobre enquadramento da Covid-19 como acidente de trabalho

Após decisão do STF, de enquadramento da covid-19 como acidente de trabalho, ainda encontramos muitos profissionais que foram afastados pela doença, mas não realizaram o preenchimento do CAT, documento que reconhece o acidente de trabalho e doenças ocupacionais.

Saiba mais: https://bit.ly/312fCbZ

Quais vacinas contra o coronavírus estão em teste no Brasil?

Na corrida pela imunização contra o coronavírus, quatro vacinas estão em teste no Brasil, entre mais de 120 propostas por cientistas no mundo inteiro. São elas: a Coronavac (China), a vacina de Oxford (Reino Unido), a vacina da Pfizer/BioNTech (Estados Unidos/Alemanha) e a Sinopharm (China).

Saiba mais: https://bit.ly/2Py68zV

Coronavírus: mitos e verdades na TV SindMédico

É verdade que tomar vitamina C protege contra o novo coronavírus? Você acha que seu gato ou cão pode transmitir a doença para você? E se o seu exame para a doença positivar, adianta tomar antibiótico sem indicação médica para tratar? Para responder essas e outra série de dúvidas comuns entre as pessoas, o médico infectologista André Bon Fernandes da Costa será o entrevistado da próxima TV SindMédico, na terça-feira (11/08), às 19h45. Quem comandará a entrevista é o presidente do sindicato e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Gutemberg Fialho.

Saiba mais: https://bit.ly/30BEHLz

SUS-DF: se não for coronavírus, não tem atendimento

Hoje, no Distrito Federal existem duas realidades: uma é do governo local, que afirma ter controlado a pandemia e diz que houve, inclusive, queda de casos de coronavírus nas últimas semanas. A outra realidade é a dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que sofrem com a demora no atendimento e até com a desassistência quando precisam tratar outras doenças além da Covid-19. Nas filas de espera em hospitais e unidades de Saúde, eles são os protagonistas de uma narrativa criada pelo GDF que não apresenta resultados positivos e colocou a capital do País na liderança do ranking de pior desempenho de combate à pandemia em todo o Brasil, segundo dados levantados pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Saiba mais: https://bit.ly/3kk619j

TV SindMédico: Gutemberg Fialho faz análise do coronavírus no DF

Desde que se sabe que o novo coronavírus chegou ao Brasil, o SindMédico-DF tem realizado uma série de entrevistas na TV SindMédico sobre o assunto. Infectologistas, epidemiologistas, endocrinologista, cardiologista e até advogados foram ouvidos para falar dos vários aspectos da doença, desde os riscos à saúde da comunidade até questões trabalhistas, como o contágio laboral. Por isso, na próxima terça-feira (4/8), o presidente do sindicato, Gutemberg Fialho, fará uma análise de boa parte desses temas, com foco em condições de trabalho, assistência à população e falhas na gestão desde o início da pandemia.

Saiba mais: https://bit.ly/3gDy2WR

Coronavírus: população valoriza profissionais de saúde, governos não

Enquanto o reconhecimento da população ao trabalho dos médicos aumentou durante a pandemia do novo coronavírus, o de governos, aparentemente, não. A avaliação é do presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho. Ela foi feita em artigo semanal escrito para o jornal Brasília Capital. “Em discursos públicos, governantes usam termos como ‘heróis’ e ‘guerreiros’ para se referir a esses trabalhadores, mas deixam seus paladinos sem equipamentos de proteção em quantidade e qualidade adequadas, sem testagem de contaminação pelo vírus e sem compensação financeira pelo aumento do risco no exercício de suas atividades”, afirmou.

Saiba mais: https://bit.ly/3kpNmss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sindmdico-em-movimento-25-de-julho-a-7-de-agosto