Terceira dose: profissionais de saúde da iniciativa pública e privada serão vacinados a partir desta quarta (6)

Terceira dose

A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) anunciou a aplicação da terceira dose para profissionais da saúde nesta quarta-feira (6), sem agendamento. A afirmação veio depois de solicitação feita ao secretário Manoel Pafiadache pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Dr. Gutemberg Fialho, em reunião presencial no dia 23 de setembro.

Antes disso, em 3 de agosto, Dr. Gutemberg, protocolou pedido de audiência com o ministro da Saúde, Marcelo  Queiroga, para tratar do mesmo assunto. A decisão do Ministério de incluir os profissionais de saúde no grupo prioritário da dose de reforço veio no dia 24 de setembro.

Durante a reunião na SES-DF, o subsecretário de Vigilância em Saúde Divino Valero reconheceu a pertinência da demanda e afirmou que a Secretaria seguiria as determinações do Programa Nacional de Imunizações. Disse também que isso dependeria da remessa de novos lotes de vacina.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Vacina: terceira dose tanto para saúde pública quanto privada

Como foi solicitado pelo presidente do SindMédico, a SES-DF informou que a dose de reforço contempla profissionais das redes pública e privada do DF. Segundo a pasta, “os servidores poderão buscar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais da rede, conforme a unidade de lotação e região de atuação dos profissionais”.

A SES-DF afirmou que a dose de reforço será administrada com a vacina da Pfizer BioNTech, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Felizmente houve uma mudança importante de postura na Secretaria de Saúde. Foi um esforço muito grande das entidades médicas para que os profissionais de saúde, em especial da saúde suplementar e privada, fossem incluídos no rol de prioridades. Desta vez, houve maior sensibilidade e todos serão vacinados sem maiores dificuldades, dependendo da disponibilidade de doses”, declara o presidente do SindMédico-DF.

A SES afirmou que dará mais detalhes sobre os locais de vacinação (dose de reforço) em breve, no portal da própria SES-DF.  Para conferir os locais de vacinação para a terceira dose, deve-se consultar o endereço eletrônico www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacinao-profissionais-de-sade-recebero-terceira-dose-no-df